Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Você pode Enviar qualquer Devocional para que um(a) amigo(a) leia e seja abençoado(a)!

Envie a Devocional de hoje, que segue abaixo, ou utilize a busca acima para escolher a Devocional que deseja enviar. Ao encontrar a Devocional, basta clicar no botão para enviá-la.

Como não causar Euticos

  |  Pr. Olavo Feijó

Atos dos Apóstolos 20:9 - E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto.

Paulo estava na cidade de Trôade, a caminho de Jerusalém. Na cidade, reuniram-se os cristãos para ouvir as mensagens do apóstolo, que duraram muitas horas. Um jovem, chamado Eutico, só conseguiu um lugar par ficar: sentou-se na janela, interessado que estava pela mensagem do grande missionário de Jesus Cristo. Assim Lucas relatou o episódio: “Um moço, chamado Eutico, que estava sentado na janela, adormeceu profundamente, enquanto Paulo prolongava mais o seu discurso. Vencido pelo sono, Eutico caiu do terceiro andar e veio a morrer. Paulo foi até Eutico e o ressuscitou, para a alegria de todos os que lá estavam” (Atos 20:9).

Há duas coisas, pelo menos, que podemos aprender do relato acima. Talvez a primeira coisa deva se relacionar com o tamanho da pregação: o sermão de Paulo, ainda que profundo e necessário, durou muito tempo, ao ponto de fazer um ouvinte cair no sono. Caiu no sono e, infelizmente, também caiu de uma janela no terceiro andar, para a sua morte. Pregações não precisam ser grandes demais, ao ponto de cansar e levar ao sono...

A segunda coisa que o texto deve também nos ensinar refere-se ao poder do Senhor que, penalizado com o impacto negativo da queda de Eutico, induziu Paulo a ressuscitar o rapaz. Os bons sermões não devem causar Euticos, mas ouvintes alertas e profundamente motivados, pela qualidade bíblica da mensagem.

Deus tem um recomeço para sua vida!

  |  Pr. Sérgio Fernandes (insta @manadamanha)

Jonas 3:1 - ¶ E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo:

A palavra do Senhor veio “segunda vez” para Jonas (Jn 3.1). Deus renovou ao profeta a possibilidade de cumprir sua missão. Empoderado pela experiência de tentar fugir de Deus e não conseguir e entendendo que a salvação é uma obra absoluta dele, Jonas chega a Nínive determinado. Sua poderosa mensagem, autenticada pela experiência, levou toda a cidade ao arrependimento (vv.5-9). O Senhor cumpriu então seu propósito e perdoou os ninivitas, dando-lhes uma nova chance (vv.10).

A graça de Deus é uma mensagem dirigida aos doentes e pecadores. Trata de oportunidade e de recomeços. Que maravilhoso é pensar que o Senhor deu uma nova chance a um homem obstinado como Jonas. Nós também fugimos com frequência do querer de Deus. Em muitos momentos e de diversas formas, nos colocamos em oposição ao Senhor. Como afirmou Paul Washer, o homem dá incontáveis razões a Deus para que Ele deixe de amá-lo. Nenhumas delas, contudo é suficiente. Nosso Senhor insiste naqueles que deseja salvar. Nessa “teimosia divina” repousa nossa esperança e segurança.

Talvez você se veja como um “caso perdido”. Tenho um estímulo para você: se Jonas recebeu uma “segunda vez” a palavra, qual a dificuldade em Deus lhe dar uma segunda chance?