Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #

Dedicarei a Ti o filho que deste

  |  Pr. Olavo Feijó

1 Samuel 1:11 - E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.

Na cultura antiga do povo de Israel, não gerar filhos significava a maior humilhação para uma mulher casada. Por isso, entendemos adequadamente a profunda oração de Ana: “Ela fez esta promessa solene: Ó Senhor Todo-Poderoso, olha para mim, Tua serva. Vê a minha aflição e lembra de mim! Se Tu me deres um filho, prometo que o dedicarei a Ti por toda a vida e que nunca ele cortará o cabelo (I Samuel 1:11).

Filhos são a maior responsabilidade e o maior desafio que Deus concedeu à raça humana. Porque, ainda que os chamemos de “nossos filhos”, eles sempre foram e serão um patrimônio a humanidade. Há muita verdade no ditado popular que afirma “Tal pai, tal filho”. Muito mais importante do que nossos ensinos, pitos e sermões, é a nossa conduta, no dia-a-dia da família. É mais fácil esquecer um conselho, do que um comportamento no meio da vida diária.

Voltemos à Ana. O Senhor atendeu à oração dela: nasceu-lhe um filho e ela o chamou de Samuel. Ele faz parte da galeria dos maiores profetas de Israel. O Senhor usou Samuel coo um dos maiores profetas líderes, na história divina da salvação humana. A história continua a se repetir. Mães continuam orando por seus filhos e entregando-os ao Senhor. E Jeová continua a abençoar e usar os filhos, frutos da fé e das orações de suas mães.

Gratidão nas pequenas coisas

  |  Pr. Sérgio Fernandes (insta @manadamanha)

1 Tessalonicenses 5:18 - Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

A gratidão é uma experiência que deve ser construída dia após dia. Muitas pessoas sofrem de permanente insatisfação pessoal e espiritual porque ignoram o poder que há por trás de ser agradecido por todas as coisas.

Sim, todas as coisas. Algumas pessoas esperam grandes milagres e realizações para demonstrarem gratidão.

Está aí nosso erro! Deus nos cerca de pequenos cuidados diariamente e que muitas vezes ignoramos completamente. Veja só: você acordou hoje? Agradeceu? Conseguiu tomar o café da manhã? Agradeceu por isso? Tem um trabalho? Possui familiares e amigos que te apoiam? Faz parte de uma comunidade onde pode desenvolver sua fé? Agradece regularmente por isso?

Se não formos gratos nas pequenas coisas, dificilmente receberemos do Senhor coisas maiores e melhores. Comece a agradecer ao Senhor pelos pequenos milagres diários. Agradeça também a Ele pelo maior milagre que você já recebeu e que impacta sua vida diariamente: o perdão dos seus pecados e a sua salvação. Isso irá transformar a sua vida! É tempo de agradecer!