Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas

O preço de nossas decisões

  |  Pr. Olavo Feijó

Gênesis 4:8 - ¶ E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.

A inveja foi o início da postira criminosa de Caim contra Abel. Ao notar que Jeová aceitava o culto oferecido por seu irmão, ao mesmo tempo que rejeitava sua adoração, o ódio de Caim chegou ao máximo da insanidade. Ao invés de buscar a correção de sua própria atitude, optou por eliminar a bondade de Abel (Gênesis 4:8-9).

Aquele que se deixa contaminar pela inveja, eventualmente assume a postura da autodestruição espiritual.

Jesus nos ensinou que somos responsáveis nas decisões que tomamos. Há um ditado popular que diz: "Não se pode assobiar e chupar cana, ao mesmo tempo". Usando outras palavras, Jesus revelou idêntica mensagem, ao contar a parábola da "pérola de grande preço ": - O Reino do Céu é também como um comerciante que anda procurando pérolas finas. Quando encontra uma pérola que é mesmo de grande valor, ele vai, vende tudo o que tem e compra a pérola" (Mateus 13: 45-46).
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma

Piedade e Intimidade

  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Gênesis 6:9 - Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.

Você precisa andar com Deus! www.cutt.ly/VGFnTuB

A maior parte dos comentaristas bíblicos entende que há uma gritante diferença entre "piedade" e "intimidade com Deus", algo que a Escritura chama carinhosamente de "Andar com Deus". Essas expressões não são muito usuais entre os evangélicos brasileiros, mas fazem parte da vida devocional reformada, por isso, é importante definir para que todos entendam.

Piedade, no entendimento bíblico e reformado, é a atitude correta do homem para com Deus. É uma atitude que inclui conhecimento verdadeiro, adoração sincera, fé salvadora, temor filial, submissão e amor reverentes. A piedade é o resultado da graça salvífica no coração, que nos revela a verdade de Deus e nos ensina a obedecê-la!

Enoque era o sétimo depois de Adão e fazia parte de uma linhagem humana de homens piedosos, que invocavam a Deus (Gn 4.26). Mas ele deu um passo a mais em sua comunhão com o Criador, vivendo uma forma mais profunda de adoração e intimidade com Deus. Ele andou com o Senhor! Essa expressão é utilizada pouquíssimas vezes na Escritura, sendo que formalmente somente Noé teve testemunho de ter "andado com Deus" além de Enoque.

Contudo, outros personagens foram destacados no texto bíblico como possuídores dessa forma mais profunda de devoção. Moisés, Samuel, Elias, Abraão, Paulo, esses registros iluminam nossa alma a pensarmos que, sim, uma vida mais profunda com Deus é possível!

Que tal começar uma vida na presença do Senhor?