Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #

O Senhor guia nossos passos

  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 16:9 - ¶ O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.

“Em seu coração o homem planeja o seu caminho – mas o Senhor determina os passos do homem.” (Provérbios 16:9). Neste versículo, o autor de Provérbios descreve a luta interior de todo aquele que anseia por viver de acordo com a vontade do Senhor.

Há uma grande diferença entre escolher o alvo principal de nossa vida e determinar, em cada dia, a direção apropriada para permanecer no caminho certo. Pequenos desvios, quando não são percebidos e corrigidos, eventualmente causam grandes esforços de correção. Por isso, o texto de Provérbios não recomenda nossa fantasia do “piloto automático”.

Como discípulos do Cristo, podemos contar com Sua direção em cada um dos nossos passos – desde que, obviamente, levemos a sério a bússola que o Espírito Santo coloca dentro de nós. Jesus nos ensina que obedecer a Sua orientação significa um “caminho apertado” que, entretanto, nos garante a vida eterna (Mateus 7:14). O Senhor guia os nossos passos.

Seis coisas que o Senhor aborrece - Coração que maquina o mal  

  |  Pastor Sérgio Fernandes

Provérbios 6:18 - O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,

Uma das primeiras coisas que o evangelho deve promover no cristão é uma mudança na forma de pensar. Um desejo sincero por ser benigno invadirá o coração e as inclinações da pessoa. Se antes sua vida era marcada pelo mal, a partir da conversão o Espírito Santo passa a derramar nesse coração o amor de Deus. Uma profunda transformação ocorre!

Entretanto, algumas pessoas decidem lutar contra a própria natureza que Deus lhes presenteou quando aceitaram a Jesus. Seja tomada por vingança, ira ou pura maldade, usam sua mente “renovada” para traçar intentos maus e que não glorificam o nome do Senhor.

Robert Bunton afirmava que onde Deus estabelecia um templo, o diabo estabelecia uma capela. Será que não temos, mesmo sendo crentes, freqüentado a capela do diabo, tolerando o mal em nosso coração? O mal é como uma mula: teimoso e estéril. Ele mantém o crente distante de Deus e impede sua frutificação!

Você deve ter a mente renovada em Cristo (Rm 12.2)! Se cultivar pensamentos maus, você passará a ter atitudes más.

E sobre isso que falaremos no próximo item.