Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Tira Minha Alma da Angústia  |  Pr. Olavo Feijó

Êxodo 143:11

A alma do salmista estava angustiada. É ao Senhor que ele abre o coração, pedindo socorro: “Vivifica-me ó Senhor, por amor do Teu Nome, por amor da Tua justiça, tira a minha alma da angústia” ( Salmos 143 : 11 ).

As características absurdas e malvadas da nossa vida diária produzem a cultura desumana, na qual se desenvolvem nossas angústias. A angústia é muito mais profunda do que a simples ansiedade. Ela polui a percepção das coisas e das pessoas. A angústia envenena as relações humanas e produz queda na produtividade pessoal.

O salmista decidiu que sua angústia seria eliminada se o Senhor o vivificasse. Em outras palavras, ele não encontrou solução dentro dos seus próprios recursos. Pensou ele: “a solução da minha angústia não está em mim, ela está no Senhor”. Mas baseado em que o Senhor elimina a nossa angústia? Primeiro: “por amor do Teu nome” , segundo: “por amor da Tua justiça”. A garantia que minha alma tem de sair da angústia é o amor de Deus. A ação do Seu amor em nós desintegra as causas negativas que nos levam à angústia. Podemos ter certeza dessa benção, porque o nome do Senhor o garante. Mais ainda, podemos planejar viver sem angústia, porque a justiça de Senhor está do nosso lado. É nesse contexto que podemos orar : “tira minha alma da angústia”.