Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Só Dois Pombinhos De Oferta?  |  Pr. Olavo Feijó

Lucas 2:24 - E para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos.

Após as semanas da purificação estabelecida pela Lei mosaica, José e Maria foram ao templo de Jerusalém, para a apresentação do filho Jesus. “Eles foram lá também para oferecer em sacrifício duas rolinhas ou dois pombinhos, como a Lei do Senhor manda.” (Lucas 2:24).

Quando o livro de Levítico instrui sobre a oferta cerimonial na apresentação de um filho, explica que “se as suas posses não lhe permitirem trazer um cordeiro, tomará duas rolas ou dois pombinhos...”. Uma pergunta, então, pode nos incomodar: O Senhor, soberano sobre todas as coisas, resolveu entregar a educação terrena do Seu Filho Unigênito a um simples casal. Tão simples, que nem dinheiro tinha para comprar um cordeiro. Haverá alguma lição a ser aprendida, neste contraste entre o poderio divino e a pobreza humana?

A resposta o Senhor nos dá através de Davi, no Salmo 51: “... não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios a Deus são o espírito quebrantado e contrito...que tu não desprezarás”. Seja boi gordo ou pombinho magro. Sejam duas moedinhas de viúva pobre, seja a propriedade inteira de Barnabé. O negócio é o coração: Deus somente ama “ao que dá com alegria”! Por isso, o evangelista Lucas não deplora a “ridícula” oferta de José e Maria. Como o jovem casal, nossa missão é cumprir a tarefa de Deus para nós. Não interessa quantos pombinhos tenhamos.. ou não tenhamos!