Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
O Castigo dos maus Legisladores  |  Pr. Olavo Feijó

Isaías 10:1 - ¶ Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que prescrevem opressão.

A Bíblia condena os que fazem leis em benefício próprio, sem se ocupar da justiça que o povo merece: “Ai daqueles que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores, para privar os pobres dos seus direitos e da justiça os oprimidos de meu povo”... (Isaías 10:1-2).

As leis são necessárias. Elas foram idealizadas para garantir harmonia e equilíbrio, na vida em sociedade. Quando os legisladores se esquecem disso e aprovam leis apenas para o benefício de alguns, estabelece-se o reino da injustiça. Ao proclamar o “ai” dos legisladores injustos, Isaías garante que, de uma forma ou de outra, o Senhor punirá os opressores do povo.

Diante deste quadro, cabe aos cristãos fazer duas coisas. Primeiro, cabe-nos orar pelas autoridades, pedindo ao Senhor que lhes dê visão pública e coragem para fazer o bem. Em segundo lugar, cabe-nos eleger legisladores reconhecidos pelo respeito à casa pública. Uma vez eleitos, acompanhar seus passos e a qualidade social dos seus projetos. Então, reeleger os bons e não mais votar nos que provaram ser maus. Sob este ângulo, o Senhor usa o nosso voto como prêmio ou como castigo dos legisladores. Por isso, ai dos legisladores injustos. E ai dos eleitores negligentes.