Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Remindo o Tempo  |  Pr. Olavo Feijó

Efésios 5:16 - Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.

Vivendo em uma cidade de muita imoralidade pagã, os cristãos de Éfeso receberam de Paulo recomendações insistentes para demonstrar na conduta sua fé em Cristo. Uma das recomendações chama a atenção para o uso do tempo: “Remindo o tempo, porque os dias são maus” (Efésios 5:16).

Era mais comum, há algumas décadas, as pessoas fazerem uma lista de promessas e projetos, no início de cada ano. Projetos e promessas que, em poucas semanas, ficavam esquecidos. O Apóstolo Paulo passou por experiências semelhantes. Suas frustrações foram tantas que ele desabafou – “o bem que quero fazer não faço e o mal que não quero, este faço...”

Foi o mesmo Paulo que encontrou a solução. Em nossa vida diária, vivemos os “dias maus” das nossas fragilidades espirituais. Por isso, apoiar-se nas próprias boas intenções é uma ótima receita para o fracasso. Paulo descobriu que o negócio é “remir o tempo”. Apesar de algumas traduções interpretarem o original como “aproveitando ao máximo cada oportunidade”, o problema da falta de força interior permanece.

Assim, faz muito sentido encarar o texto como sendo uma “redenção” do tempo. Redenção que somente pode ser conseguida pela atuação do Espírito redentor de Cristo em nossa vida diária. É nesta linha de pensamento que Paulo exclama: “mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”. Ninguém redime antecipadamente um ano inteiro. A redenção acontece cada dia, na comunhão com Cristo, o Senhor do tempo.