Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Chibolete ou Sibolete?  |  Pr. Olavo Feijó

Juízes 12:6 - Então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não o podia pronunciar bem; então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão; e caíram de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil.

A maneira de falar revela o embasamento e a história das pessoas e dos povos. Numa reunião de várias culturas, o sotaque indica a origem de cada um. No caso dos descendentes de Efraim, o sotaque lhes custou a vida: os gileaditas diziam – “Então diga Chibolete. Se ele (efraimita) dissesse Sibolete, sem conseguir pronunciar corretamente a palavra, prendiam-no e matavam-no” (Juízes 12:6).

O mundo sem Cristo se caracteriza por sua cultura desrespeitosa, imoral e mal-educada. Seu vocabulário e sua maneira de falar são sempre iguais, seja em casa, na escola, no trabalho. E agora invadindo nossas igrejas. O fato de que todo mundo está achando isso natural deveria ser preocupante. Porque “a boca fala do que está cheio o coração”.

Ao se referir à língua, ao nosso modo de falar bem como ao conteúdo do que falamos, Tiago declara com firmeza: “Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!” O único jeito de falarmos com a motivação certa é aprendendo a perceber as inspirações e orientações do Espírito Santo. Os discípulos, no julgamento de Jesus, foram reconhecidos pelo modo galileu de falar, pelo modo parecido com o de Cristo. Não é por acaso que João identificou Jesus Cristo como a palavra – Ele falava como o Senhor. Vale a pena nos identificarmos com o Cristo. O mundo precisa que falemos as coisas Dele.