Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Não sejam Orgulhosos  |  Pr. Olavo Feijó

Romanos 12:16 - Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;

Como sempre fez em suas cartas, Paulo deu aos Romanos uma série de recomendações características da vida cristã. Uma delas nos instrui: “Não sejam orgulhosos...” (Romanos 12:16).

Orgulho é a atitude típica da pessoa que se considera o centro do mundo. Tudo e todos têm a obrigação de servi-la. Suas virtudes e vitórias são o resultado da sua superioridade. Ela é e tem aquilo que merece. Este é o orgulhoso.

A Bíblia não tem o objetivo de nos humilhar. Mas ela combate claramente a postura do orgulho. Ela nos ensina que tudo o que temos de bom é dádiva divina: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes...”. Ser auto-suficiente é desconhecer a revelação bíblica. Confirmando a palavra de Paulo, Tiago claramente cita Provérbios, instruindo-nos: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. Nosso objetivo é continuar a vida de discípulos fiéis de Jesus, que se nos apresenta como “manso e humilde de coração”.