Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
O Princípio da Sabedoria  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 1:7 - ¶ O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

Salomão compreendeu que a sabedoria, isto é, o conhecimento sensato e equilibrado, não acontece por acaso, de qualquer jeito. Sua experiência ensinou-lhe que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Provérbios 1:7).

Sábio é aquele que faz bom uso do seu conhecimento. Que usa para o bem aquilo que conhece. Que não se torna vaidoso ou orgulhoso, pelo fato de ter acumulado muitos dados e informações. Tais virtudes, de acordo com Salomão, a pessoa desenvolve quando ama ao Senhor e procura manter comunhão com Ele. É o que ele chama de “temor do Senhor”.

Cada tipo de sabedoria se baseia em um tipo de “temor” ou respeito. A sabedoria científica respeita o lado objetivo. A sabedoria filosófica respeita o lado lógico. A sabedoria espiritual respeita ao Senhor, considerando-o como “o princípio”, como a base estrutural de toda a realidade. A aceitação do Senhor como o princípio de tudo que é a cosmo visão da Bíblia. A vida cristã deve funcionar dentro desta filosofia de vida: é dentro dela que buscamos entender a enfermidade e o sofrimento, o sucesso e a riqueza, a liderança e a obediência. O temor do Senhor é o princípio. E é também o meio. E o fim.