Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Trabalho Inútil  |  Pr. Olavo Feijó

1 Coríntios 15:58 - ¶ Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

Nada pior do que trabalhar em vão. O Apóstolo Paulo descobriu a receita contra o trabalho inútil: “Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que no Senhor o trabalho de vocês não será inútil.” (I Coríntios 15:58)

O trabalho consciente e honesto parte do princípio de que dará resultados positivos. Esta é, aliás, uma das suas maiores motivações. Bem típico é o exemplo do agricultor: ele revolve a terra, prepara o campo, joga semente, faz a rega, mata as pragas porque, em um tempo determinado, poderá contar com a colheita.

Nossa vida espiritual é semelhante. Nada é de graça. Nada surge de repente. Ainda que o tentemos, não conseguimos resultados sem um trabalho dedicado. O caminho sugerido pelo Apóstolo Paulo é: trabalhar “no Senhor”. Muitos de nós trabalhamos por dever. Ou por solidariedade. Ou por esperança de reconhecimento. Ou até para termos algum lucro. O trabalho cristão, para ser útil espiritualmente, tem que ser motivado e sustentado “no Senhor”. Por que “no Senhor”, encontramos a justificação, a energia, a alegria, o estímulo de todo o nosso trabalho. Igrejas nos desapontam – o Senhor nunca nos desaponta. Irmãos podem depreciar nosso trabalho – o Senhor sempre nos anima e nos estimula. É ruim ver que nosso trabalho foi inútil. É uma benção ver que, “no Senhor”, nosso trabalho é sempre útil.