Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Regras da Vida Cristã  |  Pr. Olavo Feijó

2 Timóteo 2:5 - E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente.

Paulo, dentre outras coisas, foi um professor zeloso, detalhista no ensino e no treinamento dos seus discípulos. Escrevendo a seu “filho” Timóteo, por exemplo, ele afirma: “Nenhum atleta é coroado como vencedor se não competir de acordo com as regras” (II Timóteo 2:5).

Como cristãos, existe o perigo de cair em um dos dois extremos. Existe o extremo legalista, que reduz a vida cristã ao cumprimento rigoroso de uma lista sacrossanta de regras religiosas. Crentes deste grupo morrem de culpa quando acontece de não assistir a um culto ou quando não conseguem entregar a oferta estipulada por seus líderes. Num outro extremo, encontramos os crentes que “não esquentam”, para quem qualquer tipo de disciplina espiritual é encarada como fanatismo.

A postura do Apóstolo é realista. Ser discípulo de Cristo deve ser visto como o nome está dizendo: discípulo não corrige os ensinos de sue mestre – discípulo real é o que aprende e obedece as regras do jogo do mestre. Aquele que pretende ser “craque” em uma modalidade esportiva deve abandonar as regras de todas as outras modalidades. É exatamente esta a ordenança de Jesus: “não podeis servir a dois senhores”. Um dos dois vai sair perdendo. A Bíblia pode ser vista como um manual de disciplina espiritual, com regras claras e compreensíveis, para o cristão que queira se desenvolver como filho de Deus. São as regras da vida cristã.