Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Sou Cidadão Romano  |  Pr. Olavo Feijó

Atos dos Apóstolos 16:17 - Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.

Pressionados pelos comerciantes de Éfeso, os magistrados açoitaram e prenderam Paulo e Silas. Ao perceberem que estavam infringindo as leis romanas, as autoridades mandaram seus soldados libertar os missionários para que, secretamente, deixassem a cidade. Paulo, conhecedor das leis romanas, replicou: “Sendo nós cidadãos romanos, eles nos açoitaram publicamente sem processo formal e nos lançaram na prisão... Venham eles mesmos e nos libertem” (Atos 16:17).

O compromisso maior do cristão é com o Senhor do Reino de Deus. Enquanto vivendo na Terra e dentro de um país, o cristão e cidadão terreno também. Isto significa deveres mas, também, direitos.

O cristão, em função do que ensina a Bíblia, tem o dever de viver de acordo com as exigências de um cidadão. Ao mesmo tempo, deve ser firme quando se trata dos seus direitos humanos. Inclusive, deve lutar, na arena internacional, pelos direitos humanos dos missionários injustiçados e perseguidos. Ainda hoje, o Direito Romano é respeitado. Que respeitemos, hoje também, a atitude de Paulo e Silas, imitando-a.