Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Abaixo do Pior  |  Pr. Olavo Feijó

Deuteronômio 28:60 - E fará tornar sobre ti todos os males do Egito, de que tu tiveste temor, e se apegarão a ti.

A lei de causa e efeito também se aplica à vida espiritual. Por mais soberano que seja o Senhor, há uma taxa de responsabilidade moral que nos é cobrada. Descrevendo como a decadência espiritual pode desvirtuar e desvalorizar o infiel, diz Moisés: “Vocês serão postos à venda como escravos e escravas, mas ninguém os comprará” (Deuteronômio 28:60).

O ponto pior da maldade é quando o mal nos desfigura tanto que nem os piores malvados nos aceitam. A ruindade do mundo não tem misericórdia. Tem alegria em nos destroçar e tem mais alegria em jogar fora o bagaço em que nos transforma.

Quando a Bíblia nos alerta quanto ao perigo da desobediência aos princípios do Senhor ela é tão realista quanto quando nos revela um Deus com misericórdia tão poderosa, que consegue, pela Sua graça e por nossa fé, produzir nossa reabilitação. “Onde abundou o pecado, superabundou à graça”. Cada vez que nos arrependemos sinceramente e permitimos que o Senhor invada nossa alma e nosso corpo, o mal recebe mais uma derrota. Mas a pior de todas as derrotas do mal é quando, em nossa escravidão espiritual, Jesus o Cristo nos atinge e nos compra pelo poder do Seu sangue. É ai que Ele nos coloca tão acima, que conseguimos comunhão diária com o Pai.