Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Tentação Sob Controle Divino  |  Pr. Olavo Feijó

1 Coríntios 10:13 - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

Tentação é um tema recorrente, no projeto divino de aperfeiçoamento dos Seus filhos. Paulo Afirma: “Não sobreveio a vocês tentações que não fosse comum aos homens. Deus é fiel – Ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar” (I Coríntios 10:13).

No vocabulário bíblico relativo à vida espiritual dos cristãos o termo “tentação” pode ser comparado à expressão “tensão característica do processo de escolha entre Deus e o mundo”. O processo é tenso porque, às vezes, escolhemos caminhos mais fáceis que, por sua baixa qualidade espiritual, não favorecem a comunhão pessoal do cristão com seu Senhor. Cada vez que isso ocorre, dizemos que “caímos em tentação”.

O Senhor sabe disso, porque foi Ele quem planejou nosso processo de crescimento espiritual – o processo de santificação. Desde o livro de Jó a Bíblia sempre afirma que “tentação” é uma vivência permitida pelo Senhor, visando nosso final aperfeiçoamento. E, como é coisa que pertence aos planos dele, o cristão sincero pode contar com a ajuda divina para “vencer” as tentações e crescer espiritualmente. É essencial que lembremos: o processo da tentação existe sob o controle divino.