Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
O Espírito Intercede Por Nós  |  Pr. Olavo Feijó

Romanos 8:26 - ¶ E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Para Paulo, nunca houve dúvida quanto à natureza transcendente, divina, do caminho proposto para nós por Jesus. Até nas dimensões aparentemente simples da vida cristã, como a oração, Paulo declara: “Da mesma forma, o Espírito nos ajuda em nossa franqueza, pois não sabemos como orar, mas o Espírito intercede por nós, com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26).

Em muitas e muitas pregações contemporâneas, apresenta-se a oração como a armadilha, a través da qual os crentes conseguem pressionar o Senhor. “Não importa o que pedimos, se o fizermos com convicção, o Senhor é obrigado a nos dar...” é religião característica de um Deus aprisionado pelos homens.

A postura de Paulo é radicalmente oposta. No ensino paulino escravos somos nós, os discípulos de Jesus. Quanto à nossa comunhão regular com o Mestre que chamamos de oração – o Apóstolo é definitivo: nem orar nós sabemos direito. Graças ao amor do Senhor, entretanto, nossa fala imatura e irresponsável é traduzida pelo Espírito. E é a essa tradução que Ele responde: o Espírito intercede por nós.