Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
O povo de Deus  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

1 Pedro 2:9 - Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.

Na teologia do Antigo Testamento, vemos que Deus escolheu e reservou para si um povo, Israel. O Senhor chamou Abraão e através dele fez a promessa. A grande nação prometida tornou-se o povo de Israel. Seu propósito com essa 'congregação' era torná-la um luzeiro para as nações e, por ela, trazer ao mundo as Escrituras e o Messias.

A expressão hebraica para "congregação" é qahal.

Com a chegada de Jesus Cristo, a 'qahal' israelita tornou-se a 'ecclesia' de Jesus Cristo. A Igreja, composta por judeus e gentios crentes em Cristo, é a continuação da aliança que Deus fez com Israel. Assim como Israel era a congregação do povo de Deus na Antiga Aliança, a Igreja é a congregação do povo de Deus na Nova Aliança.

Em Cristo, as distinções são rompidas mediante o evangelho. Além disso, é notável que Pedro atribua à Igreja a mesma natureza vocacional que foi dada à Israel. Os apóstolos reconheciam que na Nova Aliança a Igreja assume a identidade de povo de Deus, devendo viver à luz dessa vocação.