Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
O mito da igreja perfeita  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

1 João 4:21 - E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.

Gravei uma reflexã sobre a igreja como uma comunidade de pecadores,

assista aqui ==> www.shre.ink/2Rjl

Quero iniciar essa reflexão desfazendo um mito que muitos de nós acreditamos a respeito da igreja do primeiro século, que é chamada principalmente por cristãos pentecostais de "igreja primitiva". Para muitos de nós, aquela igreja iniciada pelos apóstolos viveu o cristianismo em profundidade e não carregava consigo problema algum. Ora, se a Bíblia é a Palavra de Deus e o Novo Testamento é um documento fidedigno (eu creio que são), o testemunho que ela dá da igreja do primeiro século é um retrato muito parecido com a igreja de todos os séculos: ela era uma comunidade de pecadores.

Vou apenas pincelar algumas 'chaves' para você refletir nisso posteriormente.

- A Igreja de Jerusalém sofreu problemas graves na administração de sua ação social, At 6.1;

- Na mesma igreja, um casal tentou adquirir preeminência com uma doação em dinheiro que ocultava suas reais intenções, At 5.1;

- A Igreja de Roma tinha desafios reais sobre a tolerancia com irmãos fracos na fé, Rm 14.1-4;

- A Igreja da Galácia havia substituido a mensagem do evangelho, Gl 1.6;

- A Igreja de Corinto era um antro de problemas de comunhão, idolatria e imoralidade sexual, além de desprezarem o apostolado de Paulo;

A "Igreja primitiva", como vemos acima, não era perfeitinha. A nossa também não é. Por isso, devemos trocar o ideal da perfeição pela encarnação do amor! O que tornou a igreja um organismo vivo tão poderoso e influente era o amor que os cristãos nutriam uns pelos outros.