Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Testemunhos Versus Cobiça  |  Pr. Olavo Feijó

Salmos 119:36 - Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça.

O Salmo 119 é o mais longo capítulo da Bíblia, falando sobre a Bíblia. Usando sinônimos e metáforas, o salmista insiste no tema da excelência da Revelação – não só para aprofundar a vida espiritual, mas também para preservar a espiritualidade: “Inclina o meu coração a Teus testemunhos e não à cobiça”. (Salmo 119:36)

Há riquezas e riquezas. A experiência demonstra que as pessoas que conseguiram muita riqueza material querem cada vez mais deste tesouro. Esta atitude de acumular cada vez mais desenvolve, sorrateiramente, o mal da cobiça. O cobiçoso nunca tem o suficiente. Por isso, com o correr do tempo, a cobiça passa a dominar o coração do cobiçoso. E sua conta bancária se transforma num saco sem fundo.

O salmista descobriu que quem acumula riquezas espirituais age do mesmo jeito. Quanto mais experimenta os tesouros da oração, da Escritura, da comunhão com o Senhor, mais solicita ao Senhor esse tipo de bênção. Só que as riquezas da Bíblia não deprimem e não desfiguram o cristão. Quanto mais nos alimentamos da verdade bíblica, mais nos libertamos dos manjares humanos que nos intoxicam. A cobiça escraviza, a Verdade liberta. Temos sempre uma escolha a fazer. O salmista optou pelos “testemunhos” do Senhor.