Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
O Novo Testamento é confiável?  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Mateus 13:31 - Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo;

Receba no seu whatsapp devocionais inéditos do Pr. Sérgio Fernandes ==> www.chat.whatsapp.com/G4aONkSt969CPxtUeqdoCm

Tudo o que os cristãos compreendem ser "o evangelho" está registrado nas Escrituras do Novo Testamento. A pergunta é: por ser um documento antigo, ele pode ser considerado um documento com credibilidade?

É importante saber que o Novo Testamento é o documento antigo mais bem preservado da história da humanidade. Existem hoje cerca de 5664 cópias do NT preservadas no mundo e a maior parte delas foi produzida poucas décadas depois do que se acredita terem sido escritos os originais.

Nenhuma outra obra do mundo antigo se escora em tamanha autoridade.

Para se ter uma noção e usar como parâmetro, de todas as obras antigas aquela que aparece em segundo lugar é a Ilíada de Homero, com apenas 643 manuscritos que sobreviveram até hoje. A garantia da integridade do NT como documento histórico é quase dez vezes maior do que o segundo colocado na lista. Não há como ateus e céticos resistirem um fato histórico inegável: as evidências sobre a autenticidade do NT estão à nosso favor.

Além disso, os manuscritos que existem do NT não se diferem em conteúdo uns dos outros. Obviamente, por serem cópias produzidas a mão, podemos encontrar divergências de palavras em poucos versos (a maior parte dessas divergências são identificadas honestamente em nossas Bíblias), mas nenhuma delas afeta as doutrinas centrais do cristianismo.

Isso demonstra que Deus soberanamente preservou a Escritura para que pudéssemos consultá-la e sabermos a respeito do evangelho de Jesus Cristo.