Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Um pedido inusitado  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Gênesis 22:1 - ¶ E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

Deus tem provisão para a sua vida ==> www.cutt.ly/hCBcAWM

Genesis 22 inicia-se com uma expressão que situa a história na cronologia bíblica: "Depois dessas coisas" mostram que o episódio se deu após os eventos narrados no capítulo 21, que trazem o nascimento de Isaque, sua participação na aliança mediante a circuncisão e o seu desmame, a partida de Ismael e a aliança firmada com Abimeleque em Berseba.

O cenário da concretização do plano eterno estava completo: Abrão estava vivendo nos arredores da terra prometida, havia recebido de Deus uma descendência nascida segundo a promessa e agora gozava de perfeita alegria com sua família e Seu Criador. Foi nesse contexto que o Senhor lhe expõe a prova de fé mais dificil já registrada em toda a Escritura: Ele pede a Abrão que apresente seu filho como sacrifício ao Senhor!

Provações e tentações são temas distintos. O diabo nos tenta a fim de nos destruir. Deus não tenta ninguém, mas Ele permite provas e tribulações para revelar a nós mesmos a qualidade de nossa fé e devoção. Ele conhece todas as coisas, mas nós só podemos nos conhecer à luz das provações que enfrentamos e no modo como reagimos, com confiança ou com incredulidade, com obediência ou obstinação.

As palavras sabiamente escolhidas pelo Espírito Santo para elucidar a tensão do episódio ficaram registradas para nossa leitura: Isaque era o único filho de Abrão nascido sob a promessa, era um rapaz amado por seu pai e deveria ser sacrificado em um monte que Deus ainda haveria de lhe mostrar. Abrão foi chamado a seguir a Deus pela fé e agora é testado também pela fé. A vida do justo é de fé em fé!

A vida do justo será provada nos limites! Mas Deus irá te ajudar a obedecer!