Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Um problema chamado Ismael  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Provérbios 22:3 - ¶ O prudente prevê o mal, e esconde-se; mas os simples passam e acabam pagando.

Deus quer fazer um sinal no seu coração! Assista ==> www.cutt.ly/iZ0gXDq

A Escritura afirma que dez anos após se estabelecer em Canaã, Abrão, agora com cerca de 86 anos, recebe uma questionável proposta de sua esposa Sarai: como ela era avançada em idade, e não havia dado filhos ao seu esposo, ela lhe oferece sua serva egípcia, Agar, para que ele gerasse filhos através dela. Embora pelos padrões de moralidade atuais esta seja uma ação questionável, no mundo bíblico essa era uma prática corriqueira. Não sabemos quais as intenções de Sarai nesse ponto da história. Seria buscar uma satisfação familiar, dando filhos ao esposo? Seria uma ajuda para o cumprimento da promessa feita a Abrão? Até esse momento é dificil precisar o que se passava em sua mente. O conselho, contudo, era sobre qualquer perspectiva muito perigoso.

Contudo, à luz de tudo o que Deus já havia revelado ao coração de Abrão, essa proposta deveria ter sido rapidamente descartada. O Senhor havia prometido uma descendência ao seu servo e esta promessa estava fundamentada no poder sobrenatural do Todo Poderoso. Não era papel de Abrão contar com ajuda tercerizada para obtê-la: quem prometeu é fiel! Infelizmente, Abrão cedeu a Sarai assim como Adão cedeu a Eva. Ambos ultrapassaram os limites estabelecidos por Deus e não confiaram na palavra divina.

Os resultados dessa má decisão trouxeram a vida Ismael, o filho mais velho de Abrão. Nascido à parte da aliança, ele se tornou um problema para o seu pai. Sua índole forte é reconhecida pelo próprio Deus (Gn 16.12). Ele zombava do seu irmão (Gn 21.10) e foi reconhecido no Novo Testamento como uma alegoria para aqueles que confiam em si mesmos para a salvação e que rejeitam a justiça de Deus em Cristo (Gl 4.26). Embora Nosso Pai perdoe nossos pecados, Ele deixa como aprendizado as consequências de nossas faltas para aprendermos a valorizar a vida santa a qual Ele nos propõe viver. Muitas vezes colhemos por anos o fruto amargo de nossos pecados e obstinação de nosso coração. Que Deus nos guarde em Sua presença!