Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Cuidado com o Rei de Sodoma  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Gênesis 14:21 - ¶ E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti.

Cuidado com as recompensas terrenas, elas cegam você! ==> www.cutt.ly/bKgXDLx

Quando Melquisedeque se despede, Bera, rei de Sodoma, se achega a Abrão. Suas mãos estão vazias, mas suas intenções não. Ele oferece a Abrão todos os despojos da guerra em troca da vida de cada pessoa resgatada. Parecia uma oferta justa, afinal, é direito de guerra que o vencedor fique com os despojos resgatados. Abrão chefiava um clã suficientemente grande e não desejaria acrescentar escravos resgatados a ele. Mas havia ali uma pequena, mas perigosa armadilha, sensível somente a quem é da fé: aceitar esse pagamento colocaria em cheque a sua confiança estrita em Deus.

Abrão não poderia comprometer o caráter gracioso de sua vocação. Seu empenho em salvar o seu sobrinho, seu esforço para pacificar aquela região era resultado da graça de Deus em seu coração e não uma busca desenfreada por recompensas terrenas.

Aqui temos outro ponto de aplicação possível a nós, que servimos a Deus pela fé em Cristo. Deus espera que estejamos disponíveis a Ele, sensíveis a sua voz, prontos para ministrar a um mundo sem esperança, mas não devemos esperar nada em troca pelo bem que praticamos. Muitas pessoas cruzam seus braços quando não recebem um elogio, abandonam o barco quando o nome deles não é mencionado, jogam tudo para o alto quando um benefício financeiro não acontece.

Mas veja como Deus é maravilhoso, pois Ele nos deu Cristo mesmo sabendo que nossa resposta a esse gesto seria, em boa parte das vezes, inadequada. Nós cristãos, somos comparados à árvores plantadas junto a ribeiro de águas (Sl 1). E uma das características da árvore é o seu serviço abnegado. Ela dá sombra ao cansado e frutos ao faminto sem esperar nada em troca. O justo é assim também!