Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Nossa casa deve ser de Cristo  |  Pr. Olavo Feijó

Mateus 8:22 - Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos.

A expressão "sepultar o meu pai" referia-se à tradição israelita que ensinava sobre a responsabilidade dos filhos, quanto a assumir o sustento total dos próprios pais, enquanto houvesse vida. Foi neste contexto cultural que um "seguidor de Jesus" explicou o adiamento do seu discipulado integral: "E outro, que era seguidor de Jesus, disse - Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai. Jesus respondeu - Venha Comigo e deixe que os mortos sepultem os seu mortos" (Mateus 8:21-22).

A resposta de Jesus, vista no seu contexto, elimina a ideia de abandonar a família como condição necessária de discipulado cristão. O mandamento estabelecido em Êxodo 20:12 nunca foi anulado nas Escrituras. Sua mensagem é clara e definitiva: "Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que lhe estou dando".

A Bíblia deixa bem clara nossa responsabilidade familiar. Haja vista o cuidado de Jesus para com o bem-estar de Sua mãe: "Quando Jesus viu a Sua mãe e perto dela o discípulo que Ele amava, disse a ela - Este ´o seu filho. Em seguida, disse a ele: Esta é a sua mãe. E esse discípulo levou a mãe de Jesus para morar dali em diante na casa dele" (João 19:26-27). Nossa casa deve ser a casa de Jesus, para o bem-estar do mundo em que vivemos.