Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
No Sábado, Pode Deixar Morrer  |  Pr. Olavo Feijó

Lucas 13:14 - E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado.

Na sinagoga onde Jesus estava ensinando, estava uma mulher há dezoito anos entrevada. O Mestre curou-a. só que era o dia do sábado. O dirigente da sinagoga ficou por conta, condenando a Jesus e aos coitados dos enfermos: “... Venham para ser curados (em outros dias), e não no sábado” (Lucas 13:14).

Os sistemas religiosos, como o próprio nome diz, são sistemas: são organizados, estruturados, legislados. Isso é natural. O grande problema, de acordo com Jesus Cristo, está na tendência de engessamento dos sistemas. De vagar, de vagar, a manutenção da estrutura vai ficando mais importante do que o bem-estar dos que seguem as regras da instituição.

Curar, no dia de sábado, evidentemente era um ponto de honra, para Jesus. Era, dentre outras coisas, uma forma de Ele ensinar as propriedades do Seu Reino: “o sábado foi feito por causa do homem”. Se nossa religião não cura no sábado, certamente não é de Cristo. Se nossa religião nos impede de dar testemunho do amor revolucionário do Cristo, ela não é da Bíblia. Seja sábado ou terça, o poder de Jesus funciona a semana inteira.