Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Grão de Mostarda  |  Pr. Olavo Feijó

Lucas 13:19 - É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu.

Uma das ilustrações que Jesus usou, para ensinar sobre o Reino de Deus, diz: ”O Reino de Deus... é como um grão de mostarda que um homem semeou em sua horta. Ele cresceu e se tornou uma árvore” (Lucas 13:19).

Há uma tendência contemporânea, no meio religioso, que não acredita na eficácia das igrejas pequenas. Seus líderes nos ensinam que a única maneira de se apresentar um evangelho “impactante” é o desenvolvimento de igrejas com muitos milhares de membros, além da construção de megatemplos e catedrais. E a moda está pegando...

Como o Senhor Jesus viveu muito antes da mensagem dos “impactantes”, seu evangelho ousou uma estratégia completamente diferente. A ponto de nos ensinar que a do Reino do Pai dele tinha que seguir o modelo do grão de mostarda, que de “mega” não tem nada. A ilustração chama nossa atenção para a humilde pequenez do processo da implantação do Reino. Mas deve, também, nos ensinar que se o Reino de fato é de Deus, cabe ao Senhor do Reino a responsabilidade e a maneira do Seu crescimento. Com grão de mostarda, por menor que seja, não se brinca.