Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
O de César e o de Deus  |  Pr. Olavo Feijó

Mateus 22:21 - E eles, ouvindo isto, maravilharam-se, e, deixando-o, se retiraram.

O termo "anarquia", de acordo com algumas acepções, significa um regime político que funciona de acordo com o senso comum. A prática do sistema anárquico, todavia, escreveu uma narrativa meramente utópica, destituída de exemplos reais e concretos, que permaneceram. Alguns historiadores políticos afirmaram que a convivência dos primeiros cristãos funcionou na base de sentimentos espontâneos de ajuda mútua. Outros comentadores, por sua vez, perceberam problemas na convivência social da Igreja em Jerusalém, que evidenciaram a falibilidade da prática real do anarquismo, fosse ele religioso ou leigo.

Mateus, na sua biografia de Jesus Cristo, salientou o ensino do Mestre, concernente ao problema da justiça social, que deve alimentar as exigências dos grupos compostos de cristãos: "Deem a César o que é de César e deem a Deus aquilo que é de Deus" (Mateus 22:21).

Por isso, à vista dos ensinos específicos, encontrados na teologia proposta pelo Cristo, todos nós devemos "dar o seu ao seu dono", de modo a praticar a conduta de "chorar com os que choram e nos alegrarmos com aqueles que se alegram" (Romanos 12:15).