Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Uma sociedade especializada em progresso  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Tiago 1:17 - Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

Uma palavra para você que deseja construir um legado ==> www.cutt.ly/cF0ecaU

A descendência de Caim especializou-se no progresso. Eles pareciam ter uma necessidade inata de "consertar o mundo", isso fica visível em todas as suas realizações. Vejamos que interessante os avanços que eles proporcionaram à humanidade. Foi na descendência de Caim que nasceu a poligamia. Deus havia dito que um homem e uma mulher haveriam de se tornar uma só carne. A sociedade de Caim disse que isso estava errado, que era melhor que um homem tivesse várias mulheres. Você percebe que quanto mais uma sociedade se afasta de Deus, mais ela flexibiliza a sua ética sexual. Foi nessa sociedade ímpia que a pecuária expansionista nasceu. Jabal foi o pai dos que habitam em tendas e criam gado. A mesma agropecuária que alimenta bilhões de pessoas pode destruir o meio ambiente quando sua gestão não é renovável.

Foi nessa sociedade ímpia que a música se desenvolveu como forma de cultura. Jubal foi o pai dos que tocam harpa e flauta. Qual seria a razão desse povo criar instrumentos musicais? Para adorar a Deus? Certamente não! Para cultos idólatras e fins desonrosos? Certamente. Aos irmãos que são músicos dessa igreja, por qual motivo vocês ensaiam e cantam aqui, semana após semana? Para adorar a Deus ou para demonstrar seus dons e talentos naturais?

A teologia reformada sempre defendeu, pelo princípio da graça comum, que Deus não deixou todos os dons restritos à comunidade religiosa. E graças a Deus por isso! Hoje, podemos contar com saúde, ciência e tecnologia aprimorados que servem a propósitos escusos, mas também salvam vidas e beneficiam, inclusive, assuntos espirituais. Contudo, qual é o valor de um legado que é construído à parte da glória de Deus? De que adiantam bens, riquezas, descobertas incríveis se Deus não for glorificado por elas? Vem dEle toda boa dádiva e todo dom perfeito.