Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
O culto de Caim  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Gênesis 4:3 - ¶ E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.

Essa foi uma das mais importantes mensagens que já preguei! Assistam ==> www.cutt.ly/QFtRoUZ

Já a oferta de Caim era quantitativa, veja que a Escritura afirma que era "parte" da sua produção. Era, de certa forma, uma oferta a si mesmo, a celebração de seu potencial e da sua capacidade de gerir a terra e fazê-la produzir. Como era uma oferta do fruto da terra, devia ser bonita, cheirosa e muito colorida. Tinha estética, mas não tinha revelação. Chamava a atenção dos olhos, mas não atingia o coração. Inspirava aplausos, mas não causava mudança. Era um reflexo pomposo do ego do adorador. Não é a toa que Deus rejeitou esse culto.

O testemunho da Escritura sobre Caim é desastroso: segundo João, Caim era do maligno (1 Jo 3.12) e segundo Judas, sua atitude representava um caminho que deveria ser evitado pelos cristãos, porque seu fim é de perdição (Jd 11).

Deus não nos oferece maiores explicações sobre o tema, apenas o testemunho da Escritura de que um culto foi aceito e o outro não, um adorador foi acolhido e, o outro, reprovado. Há um claro lampejo da doutrina bíblica da eleição aqui, mas não pretendo entrar nesse detalhe particular. Quero me concentrar na continuidade do texto bíblico.

Acompanhem os próximos devocionais!