Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Uma Vida de Fuga  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 28:1 - ¶ Os ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são ousados como um leão.

Um dos melhores exemplos bíblicos do escapismo é aquele dado por Salomão: “O ímpio foge, embora ninguém o persiga. Mas os justos são corajosos como o leão” (Provérbios 28:1).

A pior fuga é aquela que procura nos distanciar de um perigo inexistente. Há pessoas com “mania de perseguição” – garantem que todo o mundo está tramando contra elas. E há pessoas que fogem do perigo de doença, mesmo quando vivem cercadas de salubridade. O sentimento de fuga não dá descanso – ele assalta e debilita nas horas do dia e na calada da noite. Para tais pessoas, usar de raciocínio lógico, em nada lhes diminui o medo.

A solução que a Bíblia oferece para quem vive de fuga é a dependência do Senhor. Aquele que, pela fé, coloca sua confiança em Cristo, é identificado como “justo”. A coragem do justo não se baseia em destino, em sorte, ou em entidades folclóricas. O justo reconhece suas fragilidades e entrega-as ao Senhor. A partir daí, vive sabendo que vencerá não pela sua “força ou pela violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor”. O crente não deve ser um irresponsável, ignorante das ciladas do mundo e do Inimigo. Ele deve ser prudente. Mas, nunca, medroso. Quem luta pelo cristão é “o Vencedor de todas as batalhas”; Cristo Jesus, nosso campeão.