Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Inveja da Riqueza Alheia  |  Pr. Olavo Feijó

Salmos 49:16 - Não temas, quando alguém se enriquece, quando a glória da sua casa se engrandece.

A inveja persegue o ser humano, desde os tempos antigos: Daí o conselho do Salmista: “Não se aborreça quando alguém enriquece e aumenta o luxo de sua casa” (Salmo 49:16).

A inveja se alimenta do sentimento de injustiça, que toma conta de nós, quando não recebemos aquilo que achamos que deveria ser nosso. O elogio que esperávamos foi dado a outrem. A promoção que, certamente, tinha que ser nossa, foi oferecida a um colega. E os bens financeiros, para os quais trabalhamos tanto, foi parar na conta bancária de alguém que nunca se esforçou e que vive na base de “jogadas”. Nestes casos, nossa decepção causa raiva e, quando nos damos conta, caímos vítima da inveja.

Em mais de um lugar, a Bíblia nos alerta contra a inveja, quando o nosso pouco é comparado com o muito dos outros. A ênfase da Bíblia é sobre nossa relação com o Senhor. Todo o ensino bíblico diz que o Senhor conhece nossas necessidades e que Ele se comprometeu a tomar conta de nós. Por isso, é importante entregar nossa inveja ao Senhor. Pedir perdão e pedir que Ele nos ajude a contar com as riquezas Dele. Com toda a doçura, Jesus diz: “se vosso Pai alimenta as aves do céu, não irá alimentar vocês, que são seus filhos?”.