Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Deus te deu uma palavra  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Jonas 1:2 - Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.

Conto a história de Jonas nesse vídeo, vale a pena assistir: ==> www.cutt.ly/ImNQ35o

Todas as pessoas que Deus usa soberanamente no cumprimento dos seus propósitos recebem de Deus uma palavra. Foi assim com os profetas no AT, com os apóstolos e o próprio Cristo, que é a Palavra de Deus encarnada. Não foi diferente com Jonas. Ele recebeu uma palavra específica da parte do Senhor, só que, diferente do usual, esse palavra não dizia respeito à Israel, mas aos ninivitas, um povo opressor e historicamente inimigo dos israelitas.

Esse é um fato que deve ser levado em conta por todos nós na leitura do livro. Nínive era a capital do império Assírio, cidade conhecida por sua violência e pelo modo tirano com o qual tratava escravos estrangeiros. Ao receber a palavra para pregar aos ninivitas, Jonas certamente enfrentou no coração tanto o medo de ser capturado e torturado por essa gente quanto os sentimentos nacionalistas tão comuns aos israelitas. Talvez ele tenha considerado como seria pregar a palavra de Deus a um povo inimigo.

Muitas vezes nós negligenciamos nosso chamado por motivos egoístas e pecaminosos. Precisamos compreender que Deus espera de nós boa vontade e empenho para fazermos o que Ele nos determina, ainda que para nós, seja misterioso o propósito por detrás de suas ações. Obedecer é o melhor caminho, sempre!