Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Nossos Deuses Desconhecidos  |  Pr. Olavo Feijó

Atos dos Apóstolos 17:23 - Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.

Além dos altares incontáveis de Atenas, Paulo achou um nicho tão estranho que não pode deixar de mencioná-lo: “... E encontrei até um altar com essa inscrição: Ao deus desconhecido...” (Atos 17:23).

Existe uma teologia popular que, usando uma expressão não técnica, poderia chamar-se “Por via das dúvidas”. Esta é a postura que diz: “Tá bem, existe um Deus altíssimo...” “Por outro lado, porém, não se deve ficar indiferente àqueles deuses menores, aceitos pelo mundo, que quando são ignorados pelos crentes, criam um monte de problemas...” Quando, por exemplo, não mentimos para agradar nossos patrões, o que ganhamos é o desemprego. Quando, por uma questão de consciência, divulgamos uma causa nobre, e estrutura institucional contrária nos massacra, Os deuses do mundo podem ser pequenos, mas nos prejudicam quando não os respeitamos.

Pregando aos atenienses, Paulo diz que Jesus Cristo substitui todo e qualquer “deus desconhecido”. Servir a Cristo deve ser a postura única do cristão – mesmo quando os deuses do mundo nos prejudicam. Jesus, aliás, já dissera isso: “se vocês Me amarem, o mundo vai odiar vocês”. Sem meio-termos, sem por via das dúvidas. Cristo é suficiente. Nós não precisamos de deuses desconhecidos.