Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Somos responsáveis, perante Deus  |  Pr. Olavo Feijó

Romanos 14:12 - De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

O princípio da responsabilidade pessoal depende, necessariamente, da possibilidade da livre escolha. Esta é uma das razões que se impõem, quando se discute, por exemplo, se um menor de idade deve ser pessoalmente responsabilizado por atos ilegais que pratique: até que ponto uma criança é capaz de avaliar as implicações complexas da desobediência a princípios éticos aceitos pelo grupo humano em que vive?

O problema da responsabilidade espiritual dou discutido pelo apóstolo Paulo, quando escreveu aso cristãos de Roma: "Cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus" (Romanos 14:12). O apóstolo declara que "o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus á vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor" (Romanos 6:23).

Por isso, o apóstolo João nos escreveu sua Primeira Carta, revelando definitivamente o caminho da vida eterna com Cristo: "Se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros e o sangue de Jesus, o Seu Filho, nos limpa de todo pecado" (I João 1:5-7). Somos responsáveis, perante Deus, quando Ele nos convida a tomar uma decisão pessoal e intransferível. Que o Senhor continue a nos dar a segurança espiritual, que somente encontramos na comunhão com Ele!