Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Seja o Não, Não  |  Pr. Olavo Feijó

Tiago 5:12 - ¶ Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.

Tiago adverte os cristãos, no sentido da palavra dada e da coerência: “Seja o sim de vocês, sim, e o não, não, para que não caiam em condenação” (Tiago 5:12).

Na antiguidade bíblica, quando um judeu queria que ninguém duvidasse da sua palavra, Ele jurava. Quando acontecia de sua credibilidade estar em baixa, o juramento era bem mais solene, em nome dos céus e da divindade. Escrevendo aos cristãos, Tiago abominou esse costume. Para ele, juramento não era coisa de crente.

Credibilidade é uma postura que se constrói, através da vida. É a atitude de quem respeita a verdade. E que não nega aquilo que afirmou. Tiago ilustra este tema, dizendo que o sim deve confirmar o sim e o não deve sustentar o não.

Dizer sim para uma posição ou conduta equivale a dizer não para todas as posições e condutas que sejam contraditórias. Nem sempre é fácil dizer não: não à injustiça, não ao medo, não à desonestidade. Há vezes em que pagamos caro pelo nosso não. Principalmente quando, corajosamente, dizemos não às corrupções do mundo. Tiago confirma Jesus: “seja o vosso falar... não, não...”.