Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
O Maior Deles é o Amor  |  Pr. Olavo Feijó

1 Coríntios 13:13 - Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Ao terminar a exposição da doutrina bíblica do amor, Paulo afirma: ”Permanecem, agora, estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor” (I Coríntios 13:13).

Paulo não pretende diminuir a importância nem da fé, nem da esperança. A Bíblia diz que a fé é “a substância das coisas esperadas”. E que, “sem fé, é impossível agradar a Deus”. Só que, nos “novos céus e na nova terra”, não haverá mais lugar para a esperança ou para a fé, pois lá todas as promessas terão sido cumpridas.

Entretanto, na realidade final e eterna para a qual o Senhor está nos preparando, a postura dos cristãos deverá ser o amor. Por quê? Porque, como diz João, “Deus é amor”. Logo, como a definição do Senhor é amor, a essência do cristão tem que ser amor. Amor divino, dadivoso, de plenitude espiritual.

Felizmente, o amor é um dom do Espírito. Ele não é fruto do simples amadurecimento humano. “Nós O amamos, porque Ele nos amou primeiro”. Nossa atual vida cristã, desenvolvida nesta terra, é um aprendizado do amor de Cristo, até que o supremo dom do Espírito nos domine plenamente. Esta é a razão por que o maior deles é o amor.