Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Guarda A Espada  |  Pr. Olavo Feijó

João 18:11 - Mas Jesus disse a Pedro: Põe a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu?

Judas trai Jesus com um beijo e, quando o Mestre estava para ser preso, Pedro usa sua espada como defesa. O Senhor, porém, não concordou: “Jesus ordenou a Pedro – guarda a espada! Acaso não haverei de beber o cálice que o Pai me deu?” (João 18:11).

Neste mundo violento em que vivemos, às vezes chegamos à conclusão do “olho por olho e dente por dente”. Ninguém respeita mais ninguém. As coisas sagradas são profanadas. Parece que a maldade humana somente respeitará a violência e o castigo exemplar. A solução parece ser a espada.

Aqueles que acreditam nisso ficam desapontados com Jesus. Afinal de contas, Pedro, tinha todo o direito de se defender e de defender o Mestre. “Guarda tua espada” é uma ordem que não entendemos. Mas que concorda com o contexto bíblico do “não pela força, nem pela violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor”. O princípio da não-violência não foi inventado por Gandhi – Ele é um mandamento de Cristo. Por isso, somente o Espírito do Senhor pode nos dar força para a não – violência. A fragilidade humana confia na espada. A fé confia no Espírito. No meio de indignação que nos dá sede de vingança, ouçamos Sua ordem – “Guarda a espada!”.