Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Esperar na Sua Misericórdia  |  Pr. Olavo Feijó

Salmos 147:11 - O SENHOR se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia.

Há coisas de que o Senhor se agrada. O salmista nos informa sobre uma delas:”O Senhor agrada-se dos que O temem e dos que esperam na Sua misericórdia” (Salmo 147:11).

Se fizermos um balanço sobre o conteúdo da maioria dos sermões que ouvimos, é bem possível que a lista do “não” ganhará da lista do “sim”. O entusiasmo dos pregadores parece ser maior, quando descrevem e denunciam os pecados, do que quando elogiam a virtude. Existem muito mais detalhes sobre a evolução da iniqüidade, do que sobre os exercícios bíblicos para o desenvolvimento da vida cristã. Por tudo isso, a mensagem do salmista é mais do que benvinda.

É possível dizer que o verso 11 nos apresenta a cara e a coroa da mesma moeda: que é que agrada ao Senhor. Aqueles que “temem” ao Senhor são os que “esperam” na Sua misericórdia. Aqueles que esperam na Sua misericórdia são, exatamente, aqueles que O temem. Tememos ao Senhor quando O obedecemos. E só podem vivenciar esta atitude aqueles que acreditam na Sua misericórdia e descansam nela. Esperar na misericórdia divina não tem nada de passivo. Este “esperar” é dinâmico, é fruto de batalhas e angústias. Aqueles que descobriram, com muito sofrimento, que vão é o “auxílio que nos dá o homem”, aprenderam a contar com a misericórdia divina. Neste ponto, aprenderam a agradar ao Senhor.