Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Jeová: Senhor dos montes e planícies  |  Pr. Olavo Feijó

1 Reis 20:28 - E chegou o homem de Deus, e falou ao rei de Israel, e disse: Assim diz o SENHOR: Porquanto os sírios disseram: O SENHOR é Deus dos montes, e não Deus dos vales; toda esta grande multidão entregarei nas tuas mãos; para que saibas que eu sou o SENHOR.

Nos tempos mais antigos da história de Israel, uma das superstições prevalentes acreditava que a prosperidade de uma cidade dependia da divindade adorada localmente. Assim, por exemplo, os habitantes de Atenas adoravam sua deusa da sabedoria. Ao passo que em Esparta, os religiosos louvavam a divindade da guerra. Além disso, também acreditavam na importância teológica da geografia dos locais de culto.

Tendo este contexto em mente, entendemos melhor uma das guerras dos israelitas contra a Síria, no tempo do rei Acabe. Correu um boato entre os exércitos: “Depois de sua derrota, os oficiais de Ben-Hadade disseram a ele – O Deus israelita é um deus dos montes; por isso é que eles venceram. Mas nós podemos vencê-los se a luta for nas planícies... (verso 28).

Para trazer a verdade à tona, “um profeta levou ao rei esta mensagem – Visto como os sírios disseram que o Senhor é um Deus dos montes e não das planícies, Eu vou ajudar você a derrotar este vasto exército e você ficará sabendo que, na verdade, Eu sou o Senhor” (verso 28). O Senhor que derrotou os inimigos do Seu povo, continua a nos ajudar, nas batalhas que enfrentamos (Zacarias 4:6).