Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Sejam Amadurecidos  |  Pr. Olavo Feijó

1 Coríntios 14:20 - Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.

É dentro do contexto dos dons providenciados pelo Espírito que Paulo nos exorta: “Irmãos, deixem de pensar como crianças... quanto ao modo de pensar, sejam amadurecidos” (I Coríntios 14:20).

O ensino de que a vida cristã é um processo de desenvolvimento tornou-se uma constante nos escritos de Paulo. A idéia começou com Jesus quando usou a metáfora do novo nascimento. A vida espiritual, como a vida biológica, tem um princípio. Por isso, como em todo processo de vida, tem que amadurecer, numa evolução harmoniosa. A falta de amadurecimento espiritual é a fonte de exageros, de extremismos, de comportamentos prejudiciais.

O mesmo Apóstolo, que exorta “deixem de pensar como crianças”, ensina: ”nós, agora, temos a mente de Cristo”. Para termos a mente de Cristo o caminho é aprender os Seus ensinos e adotar uma postura de usar, na vida diária, os mandamentos do Mestre. Quando em dúvida quanto à conduta bíblica – se a nossa ou a de Jesus – a mente cristãmente amadurecida decide pela conduta do Mestre. Não somente decide: ela reconhece o senhorio do Mestre e, humildemente, pede forças para obedecer. Ser criança é mais fácil – mas em termos de amadurecimento, não é o caminho cristão.