Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
É na infância que se aprende  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 22:6 - ¶ Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

O livro dos Provérbios declara, com firmeza: "Ajude o seu filho a formar bons hábitos, enquanto ainda é pequeno. Assim, ele nunca abandonará o bom caminho, mesmo depois de adulto" (Provérbios 22:6).

A um grande educador, conhecido por sua cultura pedagógica, foi perguntado por um pai sobre quando começar a educar a sua criança. "Quantos anos tem a tal criança?" - Perguntou o professor. "Três anos", o pai respondeu... "Bem, meu amigo, se ainda não começou, você está atrasado três anos!".

Os alicerces da nossa personalidade são estabelecidos desde antes do nosso nascimento, com base no ambiente cultural da nossa família. O conselho escrito pelo autor de Provérbios encontrou, nos séculos posteriores, todo o apoio da pedagogia e da psicologia da criança e do adolescente. Jesus Cristo, nosso Mestre, estabeleceu a postura cristã essencial quanto às crianças. "Traziam criancinhas a Jesus, para que Ele pusesse Suas mãos sobre elas e orasse. Mas os discípulos repreendiam aqueles que as traziam: "Não O incomodem", diziam eles. Então, Jesus disse: "Não proíbam que as crianças venham a Mim, porque delas é o Reino dos Céus! Aí, Ele pôs Suas mãos sobre as cabeças delas e as abençoou, antes de ir embora" (Mateus 19:13-14).