Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Saulo de Tarso x Paulo do Reino  |  Pr. Olavo Feijó

Atos dos Apóstolos 21:39 - Mas Paulo lhe disse: Na verdade que sou um homem judeu, cidadão de Tarso, cidade não pouco célebre na Cilícia; rogo-te, porém, que me permitas falar ao povo.

Um dos fenômenos mais importantes na vida da sociedade dos humanos é a dinâmica dos símbolos, no processo da comunicação. Há símbolos que identificam grupos muito pequenos. Por outro lado, há símbolos que são compartilhados e valorizados pela cultura de todo um continente, como é o caso da Europa. Por isso, hoje em dia, adquiriu muito valor ser membro da União Europeia. Além da cidadania advinda do seu lugar específico de nascimento, como a Polônia, Inglaterra, Dinamarca... e assim por diante.

Saulo de Tarso era um indivíduo de origem israelita que, por ter nascido em uma das cidades imperiais, tinha direito aos privilégios próprios da cidadania Romana. Foi por isso que, ao perceber o plano de ser morto pelos sacerdotes judeus, "apelou para César". Por causa desta cláusula superior, somente a suprema autoridade do Império poderia proferir o último veredito, Paulo somente veio a falecer dois anos depois, em uma casa que alugara em Roma.

Nós, os discípulos de Jesus, recebemos um nome que é o mais importante, na história divina da salvação humana. Nós somos cristãos e a nós foi dada, pelo próprio Cristo, a ordem de "ir por todo o mundo e pregar o Evangelho a toda criatura: quem crer e for batizado, será salvo! (Marcos 16:15). Esta é a nossa responsabilidade transcendental, porque fomos salvos e aceitamos a soberania de Jesus Cristo em nossa vida. Maranata!