Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Orai pelos vossos inimigos  |  Pr. Olavo Feijó

Lucas 23:34 - E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.

O Calvário foi a maior manifestação do ódio humano contra a grandeza do amor de Deus. Nos três anos do Seu ministério, Jesus se dedicou a revelar o amor do Pai e a fazer o bem, ajudando principalmente os pobres e excluídos. Isso irritou as autoridades religiosas, cujo ensino e prática eram opostos às revelações do Nazareno.

A tradição judaica mandava fazer bem aos amigos e a prejudicar os inimigos. Sua motivação era a do ódio, da justiça feita com as própria mãos. A justiça era motivada pela postura do “olho por olho e dente por dente” (Lei de Talião).

A pregação de Jesus ensina a perdoar e ajudar os inimigos. Ele declarou: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mateus 5:44). O amor vivido por Jesus foi constante e poderoso, ao ponto de pedir a Deus pelos seus algozes: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). Coo discípulos de Cristo, é este ensino de perdão que Ele espera de nós.