Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
Elcana, um marido nota dez  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

1 Samuel 1:1 - ¶ Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu.

Na história de Ana, há um personagem secundário que se destaca no texto: seu esposo Elcana. Ele é retratado com extensa informação sobre sua parentela (1 Sm 1.1), o que indica que o homem era de boa posição em Israel. Tinha duas esposas (vv.2), um costume comum em Israel, que ocorria principalmente quando a primeira não podia lhe dar descendência (costume comum, mas não endossado por Deus). Dedicado ao Senhor, ele subia a Siló anualmente para oferecer sacrifícios e celebrar a comunhão com o Seu Criador.

Elcana mostra no texto valores como homem e esposo que podem ser praticados por nós que tememos a Deus. O primeiro deles é o de ser um genuíno adorador, que “puxa” a família para o culto e conserva os valores da fé no seio doméstico (vv.3). O segundo, a preocupação constante com o bem-estar da sua esposa estéril, demonstrado no tratamento positivo que ele lhe dava, embora ela não pudesse lhe dar filhos (vv.4). Por fim, observe como Elcana não culpa Ana por sua esterilidade, nem carrega ainda mais o fardo que ela já levava (vv.8), pelo contrário, ele deixa claro para a esposa que a aceita como ela é.

Elcana não era perfeito, mas sabia fazer o seu melhor! https://youtu.be/efJzAMeKCRg

O marido cristão deve perceber o peso da sua vocação, ao entender que Cristo deseja que o nosso casamento seja uma imagem da relação dEle com a Sua Igreja. A mulher cristã somente será uma adjutora de coração voluntário se perceber que o marido é um modelo do Cristo crucificado. Observe seu tratamento com a esposa, suas motivações e melhore seus caminhos diante do Pai.