Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Roupas Dadas Pela Fé  |  Pr. Olavo Feijó

Tiago 2:15 - E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,

Para Tiago, o critério cristão de constatar nossa fé é a constatação de nossas obras. Ele ilustrou: “Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês disser “vá em paz”... Sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?” (Tiago 2:15-16).

Saindo do extremo pregado por algumas religiões, segundo o qual a salvação nem por causa de nossas boas obras, muitos cristão tendem para um outro extremo. Neste outro extremo, para que haja salvação, é preciso que “salvo” aceite a doutrina correta. Para este grupo, viver pela fé é subscrever, racionalmente, uma interpretação reducionista da teologia de Paulo.

O corretivo para tal extremismo vem do escrito de Tiago: Paulo nunca negou o ensino de Jesus, para quem “a árvore se conhece pelos seus frutos”. Sua parábola do bom samaritano foi pregada para ser nosso modelo de conduta cristã. Nosso testemunho bíblico, então, não deve se restringir a pregação bonita do “vá em paz”, para os necessitados do mundo. Porque vivemos pela fé, devemos dar alimento para o subnutrido e roupa para o maltrapilho. Nossas “campanhas do agasalho” têm todo o apoio do irmão Tiago.