Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Vigiai, estai firmes  |  Pr. Olavo Feijó

1 Coríntios 16:13 - ¶ Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.

Escrevendo aos coríntios, Paulo nos ensina como não ser vítimas das armadilhas que Satanás cria contra nós. “Vigiai, estai firmes na fé, sejam corajosos, sejam fortes” (I Coríntios 16:13). A função do inimigo é a de enfraquecer a nossa fé em Cristo, principalmente levando-nos a acreditar que, pessoalmente, temos poder suficiente para derrotar nossos inimigos espirituais. Paulo nos alerta quanto às armadilhas do inimigo, explicando-nos quão astutas são as suas armas contra nós.

O Senhor autoriza o diabo, quanto a sermos vítimas das tentações que ele prepara contra nós... exatamente do jeito como ele tentou o próprio Cristo. Talvez, um dos maiores enganos em que acreditamos é achar que nós, pessoalmente, temos poder suficiente para derrotar Satanás. É bom não esquecer que Jesus citou as Escrituras, como Sua arma contra a arrogância do inimigo. Disse Lucas: “Quando o diabo acabou de tentar Jesus de todas as maneiras, foi embora por algum tempo” (Lucas 4:13).

A ordem bíblica é definitiva: é essencial orar sempre, porque somos tentados sempre. Satanás não tira férias. Ele nos tenta em tempo integral. Daí o verbo forte usado por Paulo, no imperativo: “Vigiai, estai firmes”. Tentar viver o cristianismo só de vez em quando é ensino de Satanás. Nossa responsabilidade é cumprir o ensino bíblico: constante e no imperativo. Vigiai.