Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Paternidade e Masculinidade que honra a Deus  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Mateus 2:13 - ¶ E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.

Após a partida dos magos, a história do menino Jesus dá uma guinada radical digna de um filme de ação. A Escritura afirma que um anjo aparece a José (Mt 2.13),em sonho, e lhe ordena que ele fuja com a sua família para o Egito, porque Herodes o procuraria para o matar. Uma viagem urgente, repentina e que não poderia ser adiada, pois a vida do menino Jesus corria risco.

José se torna um importante protagonista desses eventos, porque coube a ele proteger a sua família nesses trabalhosos dias que se seguiram. Sua atitude corajosa tem muito a nos ensinar, pois nele vemos a paternidade responsável e a masculinidade que glorifica a Deus. Como pai, José privilegiou a segurança do seu filho em detrimento de seus sonhos, projetos e ideais. Como marido, ele liderou a esposa a protegendo e conduzindo a lealdade da família ao projeto de Deus sem nenhuma reserva. Isso garantiu a segurança de Jesus e, embora saibamos que o plano soberano de Deus se cumpriria de qualquer modo, José corajosamente mergulhou nesse projeto e viveu no centro da vontade dEle.

Que Deus levante nessa geração homens segundo o seu coração, dispostos a viver a aventura da fé com coragem e determinação, transformando famílias e levando o evangelho as nações.