Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
O fruto do Espírito cresce de dentro para fora  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Gálatas 5:22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

O fruto do Espírito é a expressão da natureza e do caráter de Cristo através do crente, ou seja, é a reprodução da vida de Cristo na Igreja. Por si só, o homem não tem condições de produzi-lo. Sua inclinação natural será sempre de produzir obras da carne (Gl 5.19-21). Contrastando com elas, o fruto do Espírito possibilita ao autêntico cristão viver de modo íntegro diante de Deus e dos homens. É através do fruto do Espírito que o cristão participa da natureza divina.

O fruto do Espírito consiste nas nove virtudes ou qualidades da personalidade de Deus implantadas pelo Espírito de Verdade no interior do crente com a finalidade de conduzi-lo à perfeição, ou seja, à imagem de Cristo. O fruto tem sua manifestação na vida interior, vem de dentro para fora, é o desenvolvimento da semente que caiu em boa terra e que produz para a glória de Deus.

O fruto (perceba que a palavra é singular) é implantado no crente quando este crê em Jesus. O seu desenvolvimento ocorre pelo poder de Deus (1 Ts 5.23), conforme nos submetemos ao senhorio de Cristo. Ao renovarmos diariamente a nossa confiança em Jesus e reconhecemos que toda dádiva vem dEle, o Espírito vai transformando o nosso ‘homem interior’. É um trabalho dedicado de Deus e sem pressa. Durará a nossa vida toda e será concluído apenas quando Cristo voltar (Fp 1.6). Por isso, cada cristão verdadeiro está vivenciando esse processo de alguma forma e em algum estágio, devendo ser estimulado em amor para que permaneça crescendo no Senhor Jesus.