Gotas Bíblicas
A parábola do semeador | Pr. Olavo Feijó
Mateus 13:3 - E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
Dentre os ensinos de Jesus, um deles foi a Parábola do Semeador: “Certo homem saiu, para semear”. Aconteceu que somente algumas sementes caíram em terra fértil e, por isso,... produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um” (Mateus 13:3,8).
Há, pelo menos, três ênfases que podem ser detectadas na parábola. Ênfase primeira: antes de dar frutos, o solo precisa receber boas sementes. Lucas, ao registrar esta mesma história, acrescentou: “a semente é a mensagem de Deus” (Lucas 8:110.
A segunda ênfase é aquela que nos ensina a não misturar a qualidade original da Revelação bíblica com a qualidade secundária das interpretações dos religiosos profissionais.
A parábola termina com uma alarme muito sério: não basta plantar. O lavrador consciente acompanha todo o processo do crescimento, até a hora na qual acontece a colheita. Neste contexto, faz toso o sentido a “Parábola do Joio e do Trigo”, quando nos ensina que é só na ocasião da colheita que o trigo é armazenado e o joio é queimado (Mateus 13:29-30).
Dentre os ensinos de Jesus, um deles foi a Parábola do Semeador: “Certo homem saiu, para semear”. Aconteceu que somente algumas sementes caíram em terra fértil e, por isso,... produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um” (Mateus 13:3,8).
Há, pelo menos, três ênfases que podem ser detectadas na parábola. Ênfase primeira: antes de dar frutos, o solo precisa receber boas sementes. Lucas, ao registrar esta mesma história, acrescentou: “a semente é a mensagem de Deus” (Lucas 8:110.
A segunda ênfase é aquela que nos ensina a não misturar a qualidade original da Revelação bíblica com a qualidade secundária das interpretações dos religiosos profissionais.
A parábola termina com uma alarme muito sério: não basta plantar. O lavrador consciente acompanha todo o processo do crescimento, até a hora na qual acontece a colheita. Neste contexto, faz toso o sentido a “Parábola do Joio e do Trigo”, quando nos ensina que é só na ocasião da colheita que o trigo é armazenado e o joio é queimado (Mateus 13:29-30).