Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Atrapalhando a Jesus  |  Pr. Olavo Feijó

Mateus 12:30 - Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

Há cristãos que, com a melhor das intenções, ao invés de ajudar a causa de Jesus, só contribuem para atrapalhar. Vejamos esta história, escrita por Mateus. “Um homem possesso de demônio que – era cego e mudo – foi curado por Jesus, de modo que o homem passou a falar e a enxergar” (Mateus 12:22). Os líderes religiosos, que lutavam contra o Mestre, construíram uma explicação tendenciosa e muito sem base bíblica – acusaram Jesus de ter feito o milagre, usando os poderes malignos do próprio demônio...

A resposta de Jesus foi exato no ponto! Respondeu aos acusadores, com uma aparentemente simplória pergunta: “Alguém já ouviu falar de algum rei que, cheio de poder, decidiu armar um exército poderoso para derrotar a si mesmo em batalha?!”. “Todo aquele que não está Me ajudando, logicamente está Me atrapalhando” (Mateus 12:30).

Os teólogos usam dois termos muito técnicos, quando tentam nos explicar nossas posturas de “atrapalhar a Jesus”: existe o pecado por omissão e o pecado por comissão. Quando temos a capacidade de servir a Deus e ao próximo, mas olhamos para o outro lado, fingindo que “eu não sei de nada, nem estou aí...”, nossa atitude é o pecado por omissão. “Aquele que sabe fazer o bem e não faz, comete pecado” (Tiago 4:10). Agora, quando percebemos que o pecado está causando destruição e, ao invés de dar consolo, decidimos apenas condenar a falta de fé do irmão em batalha espiritual, pecamos por comissão. (Gálatas 6:1-2).