Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)
Palavra Que Transforma
O mal do formalismo religioso  |  Pr. Sérgio Fernandes (instagram @pastorserginho)

Malaquias 1:8 - Porque, quando ofereceis animal cego para o sacrifício, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou enfermo, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; porventura terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o SENHOR dos Exércitos.

O formalismo religioso é um mal que pode assolar nossa comunhão com Deus sem que percebamos. Ele pode se apresentar a nós de muitos modos, mas, em suma, se refere a uma experiência de observância irrestrita de formalidades em detrimento de um relacionamento vivo com Deus. Troca-se o relacionamento pela participação. Envolve um ativismo que não é marcado pela devoção. Você faz tudo certo, mas pelos motivos errados.

Malaquias foi um dos profetas que tratou com o fenômeno do formalismo em Israel. O povo se acostumou com Deus e com a religião de tal modo que a devoção esvaziou. Isso pode acontecer com a gente, isso já aconteceu comigo. Consideramos o “estar presente” como tudo o que precisamos para viver a vida de Deus. Prestamos nosso culto a Deus querendo estar em casa, fechamos os olhos para orar, mas nossa mente está ocupada apenas com nossas necessidades mesquinhas. Afirmamos no momento do louvor congregacional que amamos a Deus, mas odiamos nosso irmão, feito a semelhança dEle.

Quanto de “vida” ainda resta em sua devoção a Deus? Saia do automático. Reflita em suas atitudes. Se olhe no espelho da Palavra de Deus e veja o quanto da imagem de Cristo resta em você. É tempo de despertarmos do sono!